Logo
Acesso restrito


 

Atividades Curriculares
 

Culinária

Um momento divertido e rico em aprendizagem. Nesta relação iniciada na primeira infância incentivamos os bons hábitos alimentares que perduram na vida adulta.

Junto aos amigos preparam alguns alimentos, degustam e ampliam os conhecimentos. Em um ambiente seguro realizam suas experimentações sob o olhar atento do educador/mediador, os pequenos não manuseiam objetos cortantes, tampouco se aproximam do fogão. A culinária acontece de acordo com o planejamento do educador responsável pelo grupo de crianças.

Culinária

 

Yoga para Crianças

Yoga

Esse projeto oferece Yoga para crianças entre 2 e 5 anos. A meta principal das aulas é o desenvolvimento natural a nível psíquico, físico e moral de seus pequenos participantes.

A Yoga aparece para as crianças da mesma forma como aparece para os seu pais e adultos: como um espaço para relaxar, tomar energia e refletir.

No mundo atual, vemos que a educação está segmentada, separando os diferentes tipos de ensinamentos por temas ou por matérias. Isso porque o conhecimento no Ocidente tem se estruturado a partir dos avanços da ciência ocidental, a qual ainda não consegue desapegar-se de idéias mecanicistas do universo e do ser humano, ou seja, que julga todos nós como máquinas feitas de partes, e que se juntarmos as partes conseguiremos uma totalidade.

Desta forma, o ensino de educação física tem sido separado e limitado a isso, somente às questões físicas. Mas, na realidade, os adultos, as crianças e o universo funcionam como totalidades orgânicas, não segmentadas, com dinamismo, vida e vontade própria. Portanto, os ensinamentos segmentados e conceitos de que as totalidades estão feitas de segmentos não condizem com a nossa natureza, nem com o universo e isso gera "espaços vazios" dentro de nosso mapa de conhecimentos.

A ciência da Yoga, desde milhares de anos, entende o universo, assim como o ser humano, como totalidade orgânica, fomentando a integração dos ensinamentos físicos, morais e espirituais dentro de uma mesma prática. De fato, a palavra "Yoga" vem do vocábulo sânscrito "yug" que quer dizer "unir" ou "juntar". A Yoga pretende, desse modo, unir diferentes aspectos de nossa vida que na verdade não estão separados, mas nós acreditamos que estão.

Aprender a conhecer e respeitar o corpo pode ser uma das premissas do curso de Yoga para Crianças e, como já foi dito, pode ter várias conotações de tipo moral, de tipo físico e até espiritual de maneira que poderão encontrar sua essência nas funções que tem sido dadas pela natureza, na forma de seu corpo, com inteligência, sensibilidade e vontade própria.

 

Ed. Musical

Educação Musical

A música, além de suas atribuições próprias, socializa e sensibiliza a criança desde a mais tenra idade, desenvolve seu poder de concentração e raciocínio, fator importante em todas as fases da vida, auxiliando, ainda, na coordenação motora e no desenvolvimento da parte auditiva, que colabora diretamente no processo de alfabetização.

 

Horticultura

A horticultura ocorre principalmente nos dias quentes, fazendo o plantio de legumes e verduras onde as crianças tomam conhecimento do processo completo, desde o preparo da terra até a colheita. As crianças degustam os produtos da colheita na própria escola e, até mesmo, em suas casas, quando possível.
Horticultura

 

Informática

Multimídia

Utilizamos o computador como instrumento pedagógico no dia-a-dia da criança, reforçando conteúdos, pesquisando, etc... Na informática, a criança interage com o computador de maneira muito agradável e positiva, através da exploração e descoberta. O computador amplia as habilidades criativas da criança através de atividades concretas, música, artes e jogos educativos, bem como adquirem conhecimentos de um vocabulário em informática.

 

Fono

FONO - Luciana Vieira Dias - CRFa. 11276

A participação da fonoaudióloga na instituição escolar infantil é de fundamental importância, em função das rápidas e significativas transformações que ocorrem em vários aspectos do desenvolvimento. E é nesta etapa que as intervenções no desenvolvimento da comunicação podem ter resultados mais produtivos. O objetivo é desenvolver, na criança pequena, a linguagem, a fala, a função auditiva, a imagem criativa e a psicomotricidade. Portanto, este trabalho requer amor, carinho, perseverança e muita criatividade, visto que envolve um trabalho rico e criativo. Um trabalho preventivo integrado com a psicologia infantil.

 

Capoeira

Brincadeira de Capoeira
www.brincadeiradecapoeira.com

Histórias, músicas, movimentos e… Capoeira!

Era uma vez um indiozinho chamado Pedpoeira, que junto com seus amigos – caranguejo, tatu-bola, leão, escorpião, macaco barrigudo, girafa, tartaruga, pato maluco e sapo pança –, inventou a capoeira. Desde então, eles vivem várias aventuras, cantando, dançando e gingando…

Dia após dia, toda essa magia é passada aos alunos da Brincadeira de Capoeira. Desde 2006 é assim: crianças aprendem a história e os movimentos da capoeira, com nosso método, que já está presente em mais de 120 escolas, sendo ensinado a mais de duas mil crianças.

Método Brincadeira de Capoeira

Criado pelo professor de capoeira, Deivit Costa, o método ensina capoeira para crianças com muita música e teatralidade, em escolas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Fazendo da Capoeira uma ferramenta capaz de potencializar o desenvolvimento de corpo inteiro.

As atividades são apresentadas através de histórias exclusivas, do personagem Pedpoeira. Seu nome lembra Pedagogia da Capoeira, e não é à toa, pois todas as suas aventuras são recheadas de princípios e valores importantes para a vida e de conteúdos pedagógicos que vão muito alem dos exercícios físicos.

Esta abordagem cria uma plataforma no imaginário infantil, onde o professor explora a emoção em suas intervenções – essa emoção abre a janela que nos permite inserir os conteúdos. O intuito é fazer as crianças se apaixonarem pela capoeira e pela filosofia de vida que ela traz.

O Método Brincadeira de Capoeira conta com mais de 60 músicas próprias, que alem de educativas, são interativas. Nas aulas, há ainda contação de histórias, com livros, pelúcias e fantoches, instrumentos musicais, etc.

Os movimentos específicos da capoeira são selecionados, adaptados e renomeados para condizer com o universo infantil.

O sistema de graduação também é fundamentado em nosso método. As cordas conquistadas pelas crianças levam as cores do sol, do solo, do rio e de outros elementos da natureza.

Capoeira

 

Permacultura

Criada pelos cientistas Bill Mollisson e Davi Holmgreen, em 1974, a Permacultura ou a “cultura permanente” consiste em suprir as necessidades humanas de acordo com as especificações de cada lugar, buscando a sustentabilidade através de padrões encontrados naturalmente. É uma ciência em construção, que reúne conhecimentos tradicionais e conhecimentos da ciência moderna. Está baseada na ética e princípios críticos ligados ao cuidado com a terra e a natureza, a fim de garantir que as gerações futuras obtenham os recursos energéticos indispensáveis sem agredir o meio ambiente, mas se unindo a ele. Os três princípios étnicos primordiais na permacultura são: o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e a partilha justa dos excedentes. Estes são os princípios simples indispensáveis.

A verdadeira educação ambiental só acontece na vivência prática com o ambiente, descobrindo nosso impacto e nosso potencial de restauração. A Escola busca incorporar na proposta pedagógica, ações que viabilizem a implantação de conceitos que preconizam princípios éticos focados no manejo consciente da TERRA e da NATUREZA. Em canteiros comuns pela Escola e em nossa espiral, que é um canteiro com padrão espiralado, que permite um bom aproveitamento de espaço possibilitando o cultivo de plantas de necessidades diversas (luz, calor, umidade e temperatura), as crianças tomam conhecimento de um processo completo, desde o preparo da terra até a colheita, degustando dos produtos na própria escola e, até mesmo, em suas casas quando possível. Em nossa Educação Infantil, nossas crianças nos seus últimos anos tem a oportunidade de vivências com dinâmicas (instrumento pedagógico) num ambiente especial (veja o nosso site: eradourada.webs.com), em contato profundo com a natureza, em contato direto com a composteira, captação de água da chuva, tratamento de águas cinzas, fossa de bananeiras, banheiro seco, entre outros, vivenciando dinâmicas e situações de aprendizagem com o biólogo, permacultor e educador ambiental Msc. Rodrigo Caccere, num espaço familiar de puro amor e respeito à Natureza.

O envolvimento das crianças de hoje na educação ambiental é fundamental para o sucesso a longo prazo dos esforços para a sustentabilidade. Há a necessidade de lembrarmos constantemente de que serão nossas crianças que herdarão a responsabilidade de cuidar da Terra!